Os melhores importados!

0
Passados sete anos, garoto superou vício em cigarros, enfrentou compulsão por comida e está saudável, se dedicando a passar da quarta série


Reprodução/Twitter
O pequeno Ardi Rizal superou vício em cigarros aos quatro anos com ajuda de programa do governo

O garotinho que se tornou uma sensação internacional na internet depois de ser encontrado em uma vila remota da Indonésia, fumando cigarros com apenas dois anos, conseguiu superar o hábito e, agora, é um dos melhores alunos de sua escola.

Ardi Rizal ficou conhecido em 2010, quando circularam fotografias suas fumando e andando em seu triciclo. Na época, o pequeno fumava 40 cigarros ao dia. Dois anos depois, conseguiu deixar o vício através de programa governamental de reabilitação.

Entretanto, o menino substituiu um hábito compulsivo por outro e, por isso, passou a comer descontroladamente, ganhando muito peso. Hoje, aos nove anos, Ardi superou as duas adições, perdeu peso e está tendo desempenho escolar impressionante.

O vício do garoto levou o governo da Indonésia a criar um programa para lidar com o problema, com o mesmo hábito se espalhando por vilarejos menores. “No começo, quando estávamos fazendo o desmame do cigarro, Ardi fazia chiliques terríveis”, contou a mãe da criança em 2013.

Sem seus 40 cigarros por dia, o pequeno desenvolveu um enorme apetite, comendo alimentos gordurosos e consumindo três latas de leite condensado todos os dias. Ele batia a cabeça na parede para pedir mais refeições e era difícil impedir que tivesse acesso a mais comida.

Aos cinco anos, ele pesava 24 quilos – quase seis quilos acima do recomendado para uma criança de sua idade. Com a ajuda de nutricionistas e uma dieta rígida, ele conseguiu emagrecer.

De acordo com o pediatra William Nawawi, o hábito de fumar pode ter contribuído para o ganho de peso. “O sangue não era capaz de quebrar a glucose da comida, fazendo com que Ardi ficasse cada vez maior”.

Agora, passados quatro anos desde o início de sua dieta rica em frutas e vegetais, Ardi conseguiu perder a maior parte do peso que ganhou comendo compulsivamente. Curado do vício em comida e cigarros, o menino pode dedicar toda sua atenção a completar a quarta série.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.