PT lança pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

1.25.2018

PT lança pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República

Mesmo com sentença de 12 anos e um mês no caso tríplex da Operação Lava Jato após julgamento nesta quarta, partido não trabalha com outro nome


Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Para o Partido dos Trabalhadores, julgamento contra o ex-presidente Lula nada mais é que ação para evitar a candidatura

Mesmo com a manutenção da condenação de Luiz Inácio Lula da Silva no caso tríplex da Operação Lava Jato , o Partido dos Trabalhadores (PT) lança na manhã desta quinta-feira (25), em reunião ampliada da comissão executiva do partido, o nome do ex-presidente como pré-candidato à Presidência da República para as eleições deste ano. A candidatura, entretanto, só poderá ser formalizada em agosto.

No início da reunião, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o encontro e o lançamento da candidatura de Lula são um ato político. "Ontem, o Brasil conheceu o tamanho da nossa militância", disse, lembrando dos movimentos que ocorreram pelo País contra a sentença do ex-presidente. "Para prender o Lula, vocês vão ter de prender milhares de brasileiros", afirmou Lindbergh Farias, líder do PT no Senado.

Após gritos de "Brasil urgente, Lula presidente", juristas falaram sobre o julgamento que, além de manter a sentença do juiz Sérgio Moro sobre Lula, ainda a aumentou para 12 anos e um mês. Os militantes do PT não deixaram de reiterar que, para eles, tudo não passou de um golpe.

Manobra política

Mais cedo, em entrevista à Rádio Eldorado, o vice-presidente nacional do PT, Alexandre Padilha, já havia afirmado que acredita que toda ação contra o ex-presidente não passa de uma manobra para tentar tirar o ex-presidente do quadro eleitoral nestas eleições.

“A violência brutal sofrida por Lula só unificou o PT em torno de sua candidatura à presidência da República, ajudou a aglutinar o centro/esquerda, mesmo nomes não ligados ao PT, como Fernando Henrique Cardoso, saíram em defesa do ex-presidente, e tudo isso irá acelerar a construção de uma frente ampla de centro-esquerda para as eleições gerais deste ano.”

Pós-julgamento

Os desembargadores negaram o recurso de defesa do líder petista por 3 a 0, mantendo a condenação proferida pelo juiz Sérgio Moro e aumentando a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão.

Como foi condenado por um órgão colegiado, o líder petista passa agora a se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, e corre o risco de ficar de fora das eleições. Juridicamente, contudo, a questão não é ponto pacífico, e ainda há a chance de a candidatura de vingar.

Por meio de nota, assinada pela presidente nacional do partido, o partido classifica de “farsa judicial” a condenação do ex-presidente. A nota também elenca aqueles que, segundo o partido, tomaram parte no “ golpe antidemocrático ”. “Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral”, diz a nota.

“São os mesmos setores que promoveram o golpe do impeachment em 2016, e desde então veem dilapidando o patrimônio nacional, entregando nossas riquezas e abrindo mão da soberania nacional, retirando direitos dos trabalhadores e destruindo os programas sociais que beneficiam o povo.”

A nota é encerrada afirmando que “hoje é o começo da grande caminhada que, pela vontade do povo, vai levar o companheiro Lula novamente à Presidência da República”.


VEJA TAMBÉM:

✓ Ministro do STF Luiz Fux diz que não faz sentido Lula concorrer

DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .