Publicidade




0
Brinquedo é vendido na internet por marca australiana por cerca de R$300

A questão da representatividade é cada vez mais presente nos debates sobre a infância. Não há dúvidas de que se identificar com personagens de filmes, desenhos e brinquedos é positivo para as crianças. Aos poucos, as marcas infantis estão percebendo isso e criando bonecas com as mais diversas características. Recentemente, uma marca australiana chamou a atenção por comercializar uma boneca com traços característicos da síndrome de Down.


Reprodução/Divulgação
Boneca com síndrome de Down é comercializada na internet por marca de brinquedos australiana

Identificando a dificuldade em encontrar bonecas que as crianças com Down pudessem se identificar, a marca australiana decidiu criar alguns modelos do brinquedo. No site oficial, a “Leave it to Leslie” mostra quatro modelos diferentes de bonecas que apresentam a condição genética, dois meninos e duas meninas.

A marca é conhecida por comercializar brinquedos “fora do padrão” e preocupados em oferecer às crianças objetos educativos que apresentem referências a diferentes culturas e características humanas. Existem bonecas negras, brinquedos de madeira, de pano, fantoches e livros que tem como objetivo estimular os pequenos de maneira positiva.
A ideia da marca com a nova boneca é fazer com que as crianças com a condição se reconheçam no brinquedo, mas também que as outras crianças entrem em contato com pessoas diferentes delas e comecem a exercer a empatia.

Na descrição do brinquedo, a marca reforça a importância de bonecas com características que não sejam as padrões. "Esta boneca adorável deve fazer parte de todos todas as escolas e ambientes dedicados ao cuidado de crianças", dizem.  O modelo é comercializado apenas na internet por um valor que equivale a R$ 300.

O que é a síndrome?

Na seção do site dedicada ao brinquedo, há uma explicação aos consumidores sobre o que é a síndrome. “Nossos corpos são compostos por milhões de células. Em cada célula há 46 cromossomos. O DNA em nossos cromossomos determina como nos desenvolvemos. A síndrome de Down é causada quando há um cromossomo extra. As pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46. Eles têm o cromossomo extra 21, razão pela qual a síndrome também é conhecida como trissomia 21."

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.