Para não desperdiçar, governo amplia público de vacina contra HPV | Conectado São Paulo

Últimas Notícias

Ads

8.19.2017

Para não desperdiçar, governo amplia público de vacina contra HPV

Pessoas até 26 anos poderão receber as três doses da proteção pelo SUS; porém, medida é temporária e dura até os estoques da vacina acabarem


shutterstock
Homens e mulheres de até 26 anos já podem procurar um posto de saúde para se vacinarem contra o HPV

Homens e mulheres de até 26 anos poderão se vacinar contra HPV nos postos de saúde que ainda tenham a medicação em estoque, com prazo até setembro. Porém, a medida só deve valer até que acabem as vacinas, e então, apenas o público-alvo, de 9 a 15 anos, voltará a receber a imunização.

As orientações são do Ministério da Saúde, e foram anunciadas nesta sexta-feira (18), e aprovadas na quinta-feira (17), em Brasília, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), da qual fazem parte representantes do governo federal, estados e municípios. Segundo o governo, a medida é de caráter temporário, e tem o objetivo de evitar um possível desperdício de doses contra o HPV.

Esquema vacinal

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação da pasta é que sejam aplicadas as três doses, com intervalo de dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde repassa mensalmente as vacinas aos estados, conforme solicitação local. Os estados, por sua vez, são responsáveis por distribuir as doses aos municípios para garantir a vacinação da população.

O ministério diz que, mesmo com as campanhas de divulgação na mídia sobre a importância da vacina HPV e a disponibilização de vários materiais educativos, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%.

Na faixa etária de 9 a 15 anos, de 2014 até junho deste ano, foram imunizadas, com a primeira dose, 10,7 milhões de meninas, o que corresponde a 74,7% do total de brasileiras nesta faixa etária. Receberam o esquema vacinal completo, de duas doses, recomendado pelo Ministério da Saúde, 7,1 milhões de meninas, o que corresponde a 47% do público-alvo.

Já em relação aos meninos, de janeiro a junho deste ano, 853.920 mil adolescentes de 12 a 13 anos se vacinaram com a primeira dose do imunizante, o que corresponde a 23,6% dos 3,61 milhões de meninos nessa faixa etária que devem se proteger.

Segundo o ministério, a vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.


VEJA TAMBÉM:

✓ Com 13 casos de febre amarela, Mairiporã decreta estado de emergência

DESTAQUE ELES 👇👇

SÓ VOCÊ! Economize até 80% de desconto! Você vai gostar!!

Comece negociar Agora Mesmo! Negocie SEM riscos usando a conta demo. Configure uma Conta Gratuita Agora Mesmo Iniciar Sessão Tornamos as Negociações Mais Simples!

DESTAQUE SEU ANUNCIO. Compra e venda de produtos novos e usados. Instumentos musicais, livros, máquinas, dvds, computadores, etc. Castastre-se JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para eu te ajudar! OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários.



Olymp Trade

Ads

Doação C. PIX ALEATÓRIA
43
Conheça a Minizinha NFC
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 11,50
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .
60
Conheça a Minizinha Chip 2
No PagSeguro você tem taxa ZERO, recebimento na hora e conta digital GRÁTIS. Aproveite!
R$ 94,80
As taxas e prazos de recebimento das maquininhas devem ser vistas diretamente com o parceiro Mais informações .